JUSTIFICATIVA:

 

Aos trinta e um dias do mês de janeiro de hum mil novecentos e cinco, nascia Francisco Maynardi em Votorantim, então Distrito de Sorocaba. Era o primogênito dos quatro filhos dos imigrantes italianos Calixto Maynardi Pio e Paulina Ribeiro.

 

Logo cedo Francisco tornou-se arrimo de família e aos 13 anos ingressou na Fiação Votorantim como auxiliar de canilha. À noite estudava no Grupo Escolar da Vila Operária e aos 16 anos tornava-se o mais jovem chefe arriador de máquinas de tecelagem e aos 20, contra-mestre da tecelagem.

 

Francisco gozava da confiança do industrial e fundador da Fiação, José Ermírio de Moraes que, em uma de suas visitas, solicitou à diretoria para que o jovem participasse das compras das máquinas de tecelagem viajando pelo Brasil a fora.

 

Francisco, já conhecido como "Chico", tinha imenso prazer em viabilizar contratações de novos operários mesmo não sendo sua área de atuação. Como todo descendente de italianos era apaixonado por futebol e organizava peladas no pátio da fábrica. Essa paixão o levou a participar do Sport Club Savóia como Conselheiro e Tesoureiro entre os anos de 1947 e 1952, quando o clube disputou a segunda divisão do Campeonato Paulista. Foi grande incentivador de atividades desportivas promovendo campeonatos intermunicipais.

 

Francisco Maynardi faleceu em Sorocaba no dia 10 de junho de 1990, deixando saudosos sua família, parentes e amigos.